CHOREY LES BEAUNE 2018 DO DOMAINE CHAPUIS
País: França
Região: Borgonha, Chorey les Beaune
Produtor: Domaine Chapuis
Teor Alcoólico: 13%
Uvas: Chardonnay
Volume: 750ml
Tempo de Barrica:O vinho envelhece em barricas, sendo apenas 15% novas, durante 12 meses, antes de serem engarrafados.
Produção: Pouca intervenção
SOBRE O VINHO
Os vinhos brancos de Chorey les Beaune são bastante raros e produzidos em pequenas quantidades já que 90% das vinhas desta vila, que é localizada próximo a Aloxe-Corton, são plantadas com a uva Pinot Noir.
A complexidade dos climats (parcelas) do Domaine Chapuis explica esta decisão. As vinhas que possuem nesta vila crescem num solo considerado em comparação com os solos mais à sua volta. Isso significa que este solo contêm mais areia e menos argila do que os vinhedos vizinhos, condições consideradas ideais para a chardonnay.
Junte este incrível vinhedo com uma safra considerada de altíssima qualidade e o resultado é um vinho excepcional, bastante equilibrado, longo e fresco, com um ótimo potencial de envelhecimento
VINIFICAÇÃO: Depois de colhidas, as uvas Chardonnay são prensadas imediatamente. O mosto fica em um tanque por 48 horas, onde as partículas sólidas em suspensão caem para o fundo do tanque. É feita uma clarificação por decantação antes de ser transferido para as barricas para completar a fermentação alcoólica e, em seguida, a fermentação malolática. O vinho envelhece em barricas, sendo apenas 15% novas, durante 12 meses, antes de serem engarrafados.
SOBRE O DOMAINE CHAPUIS
O Domaine consiste em 11 hectares de vinhedos localizados na Côte de Beaune, ao redor da colina de Corton, incluindo o raríssimo Corton-Langhettes, vinho que atualmente só é produzido por eles e por apenas mais um domaine, já que a maioria dos produtores desta região replantaram seus vinhedos com a uva Chardonnay, mudando assim a classificação para Corton-Charlemagne.
O principal trabalho dos irmãos é revelar o solo tão particular da Borgonha e para isso, tudo começa nos vinhedos. Eles estão diariamente em seus vinhedos porque acreditam que é através da observação dos menores detalhes e da atenção dada a cada videira que está o segredo de um vinho de alta qualidade.
Ainda criaram estratégias para reduzir o impacto no meio ambiente para que suas videiras cresçam dentro de um ecossistema biodiverso e o trabalho na adega e nos vinhedos sejam feitos com métodos sustentáveis. São certificados com o selo HVE3 (High Environmental Value) comprovando todo o seu envolvimento ambiental
Na vinificação preferem um baixo percentual de barris novos, cerca de 10%, o que permite expressar todo o potencial e finesse dos terroirs. É por isso que seus vinhos são a expressão mais pura das uvas pinot noir e chardonnay, resultando em um verdadeiro reflexo do que a Borgonha pode oferecer.
AVALIAÇÕES
94 ADEGA